As relações tóxicas podem ocorrer entre colegas de trabalho, familiares, amigos, namorados... podem ocorrer em qualquer tipo de relacionamento. No início os sinais são sutis, começam com pequenas ações que menosprezam seus desejos e não respeitam suas decisões.
Não é fácil identificar que faz parte de um relacionamento abusivo mas quando alguém tenta te controlar, diminui a importância das suas vitórias ou conquistas ou tem ciúmes excessivos; isso indica um relacionamento abusivo. Associamos normalmente ao abuso físico e xingamentos mas o abuso psicológico é tão nocivo quanto o abuso físico.
A grande questão é porque as pessoas permanecem nas relações abusivas?
São vários os motivos , a baixa autoestima torna as pessoas mais suscetíveis a estas situações e prende elas em um ciclo vicioso. O medo de mudar e a dependência psicológica e física faz a pessoa acreditar que não conseguiria sozinha, que precisa do parceiro (a), e a própria relação faz ela acreditar nisso.
Acreditar que a situação vai mudar e que a outra pessoa precisa dela para superar aquilo também é um motivo que acontece com frequência. "Vai mudar.", "Preciso de você.", estas são frases que ouvimos muito e são defesas criadas para estas situações.
Vergonha, assumir que está em uma situação de abusivo para muitas pessoas gera um sentimento de vergonha e culpa. Acreditamos que certas coisas só acontecem com os outros e quando menos esperamos elas acontecem com nós mesmos ou com alguém próximo.
Como quebrar o ciclo do abuso?
Analisar a situação de vários ângulos, aumentar sua autoestima, conversar e compreender que está no controle. Não é fácil e nem rápido quebrar este ciclo e interromper a relação abusiva mas é possível e muitas pessoas já passaram por isso. Neste processo o auxílio de um psicólogo é fundamental, buscar apoio e suporte profissional para interromper a situação e recomeçar.
Comments