Terapia Cognitivo Comportamental
- Clínica Fleuma
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) surgiu nos anos 60 com foco no tratamento e nas causas da depressão. Atualmente é utilizada em diversos campos de atuação como ansiedade, depressão, fobias, luto, entre outros.
Esta Terapia define que não são os acontecimentos que nos afetam, mas sim, como nós os interpretamos. Essa abordagem foi criada pelo psiquiatra Arron T. Beck e é considerada uma abordagem rápida e direta. Muitas vezes temos crenças e padrões de pensamentos preestabelecidos e que agem de maneira negativa sobre nossos comportamentos e emoções. O papel do terapeuta, para Beck, é auxiliar o paciente a identificar seus pensamentos disfuncionais e aprender maneiras mais realistas de formulá-los.

Existem estudos e ensaios clínicos que comprovam a eficácia da Terapia Cognitiva Comportamental e isso é um dos quesitos que a torna popular. Sua duração varia de 6 meses a 2 anos, dependendo de diversos fatores, mas o destaque da TCC, é a sua agilidade de resposta, que em alguns casos já ocorre na 2° ou 3° sessão, através de mudanças no padrão dos pensamentos.
Identificar pensamentos nocivos e que não condizem com a realidade, como, por exemplo, “nada dá certo” ou “eu faço tudo errado” ... é uma etapa importante da Terapia Cognitivo Comportamental pois, a partir deste ponto, é possível identificar estes pensamentos negativos que ocorrem de maneira automática e refletir sobre eles e daí sim, quebrar o ciclo de pensamentos negativos automáticos. Essa terapia acredita na possibilidade de mudar a crença distorcida das situações, por meio de análise e reflexão sobre o acontecimento e correção dos pensamentos e interpretações errôneas.
Como nos vemos, sentimos e pensamos sobre as situações do dia a dia, é o foco da Terapia Cognitivo Comportamental. Procure nossa equipe para saber mais sobre o assunto e iniciar sua terapia.
Comentarios